4 motivos para você cuidar da saúde do seu intestino

A mudança drástica nos hábitos alimentares da população, associada ao aumento significativo do consumo de produtos industrializados e com baixo teor de fibras, tem promovido o aumento da incidência das chamadas “doenças de civilização”, sendo a constipação intestinal uma das principais. O nosso intestino é um órgão extremamente fundamental para a saúde e influencia diretamente no desequilíbrio dos sistemas. E a alimentação é o principal ponto a ser modulado. Confira quatro motivos para ter cuidados redobrados com a sua saúde intestinal:

1- Aumenta a absorção de vitaminas e minerais.

Todos os nutrientes vindos da dieta são absorvidos pelo intestino e, por isso, é claramente comprovado que ele precisa estar funcionando adequadamente para garantir as vitaminas e minerais ao organismo. A presença de bactérias intestinais benéficas exerce forte influência nesse aspecto.

2- Contribui para o controle da glicemia.

A GIP é um tipo de incretina secretada após absorção de carboidratos e lipídios, presente principalmente no intestino delgado. Sua secreção é aumentada em resposta à ingestão alimentar, elevando em até 10 a 20 vezes a sua concentração plasmática. A principal ação da GIP é estimular a secreção e liberação de insulina e, consequentemente, promover o controle da glicose plasmática.

4 motivos para você cuidar da saúde do seu intestino

3- Libera componentes relacionados à modulação da saciedade.

A microbiota intestinal, quando saudável, promove a liberação de ácidos graxos de cadeia curta e proteínas que são capazes de promover diversos efeitos para a saúde, além de controlar o apetite. Dois hormônios também exercem esse papel, o hormônio peptídico intestinal (PYY) e o GLP-1, promotores de sinais de saciedade ao cérebro.

4- Auxilia na perda de peso

O funcionamento intestinal é um dos principais aspectos associados à perda de peso. Isso acontece pela influência das bactérias probióticas capazes de contribuir para o metabolismo corporal, devido à melhor absorção de nutrientes e digestão facilitada dos alimentos.

Não negligencie a saúde do seu intestino, ele é a porta de entrada da nutrição que você precisa e também de todas as toxinas e patógenos que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças!

4 motivos para você cuidar da saúde do seu intestino

Deixe uma resposta