Novembro Azul alerta para a importância de os homens cuidarem da saúde

O mês de novembro é lembrado pela campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata, comemorado no dia 17, mas poucos sabem que este também foi criado para conscientizar os homens da importância de cuidar da saúde.

Culturalmente o homem vai menos ao médico do que as mulheres, e por isso a campanha visa estimular a mudança desse hábito.

AVC e infarto são doenças que mais matam a população e, segundo os médicos radiologistas Janier de Miranda e Rafael Borges, se prevenir contra estas, também estará se prevenindo contra o câncer de próstata e outros tipos de neoplasias.

– Cuidar da alimentação, comendo mais frutas, verduras, não consumir muita gordura, não consumir álcool em excesso, praticar atividade física pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, não fumar, já são formas de se prevenir contra o infarto, o AVC e consequentemente contra o câncer de próstata, e outros tipos – disse Rafael Borges.

Os médicos ainda explicaram que é importante que os homens façam todos os exames, não somente o de PSA, mas o de toque retal e a ressonância ou ultrassom.

De acordo com eles, este tripé é essencial para que se tenha um diagnóstico melhor para entender se o aumento da glândula prostática é provocado apenas pelo avanço da idade, ou se realmente é um tumor e que deve ser tratado imediatamente.

Este tipo de câncer passa pelo menos 10 anos para se desenvolver e por isso a prevenção deve ser feita a partir dos 50 anos, ou 45 para homens com histórico familiar, negros e obesos.

– Existe muito preconceito com o exame do toque, mas ele é indolor e rápido. Muitos homens querem fugir desse exame e só fazem o de dosagem do PSA, ou exames de imagem e dizem que não precisam mais fazer o de toque retal, mas esses três são essenciais que sejam feitos conjuntamente. Um não substitui o outro – destacou Janier Miranda.

Para se prevenir desta, ou de outras doenças, é preciso que o homem crie o hábito de ter uma melhor qualidade de vida e realizar exames de rotina.

Procurar um posto de saúde e um especialista, como urologista, é essencial como primeiro passo a ser dado no sentido de cuidar melhor da saúde e se prevenir contra o tipo de câncer que mais mata homens.

*As informações são da Rádio Campina FM

Deixe uma resposta